Mudanças Climáticas: nova edição do Boletim SBGf (n° 92/2015)

 92 Está disponível a nova edição do Boletim SBGf (n° 92/2015). 

O que está por trás dos fenômenos climáticos extremos? E do desequilíbrio no regime hídrico? Protagonizando intenso debate nos meios de comunicação nos últimos tempos, o aquecimento global muitas vezes é abordado de forma apaixonada e superficial. Fenômenos causados por emissões de gases de efeito estufa na atmosfera e o impacto que elas produzem no aquecimento global são fatores relevantes, porém não os únicos. Com o intuito de ampliar este debate, incluindo base científi ca às discussões, esta edição do Boletim da SBGf traz à luz as contribuições de estudos da Terra sólida para o entendimento das mudanças climáticas pelas quais passa o Planeta que habitamos. Sabemos que ao longo do tempo geológico as formas de vida existentes na Terra foram praticamente extintas e ressurgiram em formas diferenciadas das anteriores. Fenômenos naturais como a variabilidade solar são mais expressivos para as alterações climáticas do que a atividade antrópica?

A SBGf deseja uma boa leitura!  Clique para ler.

 

 

 

 

 

Novo curso da Educação Continuada SBGf

Introdução à Interpretação Sísmica é o segundo curso da educação continuada da SBGf que acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 8 e 11 de setembro e terá a carga horária de 32 horas. O curso será ministrado por Marco Schinelli, geofísico e consultor sênior da Petrobras, especialista em Caracterização Geofísica de Reservatórios, com 35 anos de experiência e atuação nas áreas de Aquisição, Processamento e Interpretação Sísmica. Ele irá discorrer sobre procedimentos de interpretação sísmica, proporcionando aos participantes atividades práticas complementares para a consolidação do conhecimento adquirido. Para participar, todos deverão ser graduados em geofísica, geologia ou física, preferencialmente atuando em geofísica, ou graduados em áreas afins que estejam matriculados em cursos de mestrado ou doutorado em geofísica.  Fique atento, as vagas são limitas!

Se deseja outros detalhes sobre curso, clique aqui

Enviar o formulário preenchido para sbgf@sbgf.org.br.

 

SBGf encaminha projeto para reconhecimento da Profissão de Geofísico

No dia 22/06 uma comitiva da SBGf composta pelos professores Adalene M. Silva (UNB), Liliana A. Diogo (USP), Pedro Mario (PUC-RIO) e pelo Presidente da SBGf, Francisco Aquino, entregou ao gabinete do Senador Romário a proposta de novo projeto de regulamentação da Profissão de geofísico, para  submissão de projeto de lei no Senado.

O novo projeto da Profissão de Geofísico mantem a redação igual ao projeto anterior, que foi apresentado em 2006 e que foi extinto no final de 2014 por limite de prazo.

Francisco Aquino
Presidente da SBGf

 

Missa de 7º dia - Sérgio Possato

A SBGf informa que a missa de 7º dia do geólogo Sergio Possato será realizada no próximo sábado, 11 de julho, às 17h30, na igreja do Colégio Sagrado Coração de Maria (Rua Tonelero 56 - Copacabana).
 
Sergio Possato era geólogo e geofísico, co-fundador e Conselheiro da Ouro Preto Óleo e Gás, faleceu aos 71 anos no dia 4 de julho de 2015. Possato, como era conhecido, foi geofísico da Petrobras e assumiu diversas posições gerenciais. Foi também um dos criadores do Banco de Dados de Exploração e Produção (BDEP) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Foi sócio da Gaia Processamento de Dados até 2004, quando, juntamente com outros sócios, fundou a Stratageo Soluções Tecnológicas Ltda. exercícios para emagrecer

 

3rd Latin America Geoscience Student Conference

 O  Capitulo Estudantil da Geofísica da Universidade Federal Fluminense esta organizando o “3rd Latin America Geoscience Student Conference”   a se realizar entre os dias 27 de julho a 01 de agosto de 2015, no Instituto de Geociências da UFF, Campus da Praia Vermelha em São Domingos, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

O “Latin American Geoscience Student Conference” (LAGSC) é um encontro realizado anualmente pela SEG e pelos Capítulos Estudantis das principais universidades da América Latina. Este evento objetiva o intercâmbio de experiências entre estudantes e profissionais de Geociências, através de discussões nas áreas de Geofísica e Geologia.
 
Em 2015 o LAGSC realizará sua terceira edição e terá como sede a cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. A Comissão Organizadora do III LAGSC será composta por alunos do Programa de Pós-graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra e do curso de Graduação em Geofísica, ambos do Departamento de Geologia e Geofísica da Universidade Federal Fluminense.
 
bt-leia-mais
 

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner